Histórias de usuário
Para planejar um projeto, devemos saber algo sobre os requisitos, mas não precisamos
saber muito. Para propósitos de planejamento, precisamos saber sobre um requisito apenas
o suficiente para estimá-lo. Talvez você ache que para estimar um requisito precisa
conhecer todos os seus detalhes. Mas isso não é totalmente verdade. Você precisa saber
que existem detalhes e os tipos de detalhes em termos gerais, mas não precisa conhecer os
pormenores.
Os detalhes específicos de um requisito provavelmente mudam com o tempo, especialmente
quando o cliente começa a ver o sistema a ser montado. Nada foca melhor os requisitos
do que ver o sistema ganhar vida. Portanto, capturar os detalhes específicos sobre
um requisito muito antes de ele ser implementado provavelmente resultará em esforço em
vão e em enfoque prematuro.
Na XP, temos uma noção dos detalhes dos requisitos discutindo-os com o cliente.
Mas não capturamos esses detalhes. Em vez disso, o cliente escreve algumas palavras
em uma ficha que concordamos que vá nos lembrar da conversa. Os desenvolvedores
escrevem uma estimativa na ficha quase ao mesmo tempo em que o cliente a escreve. Eles
baseiam essa estimativa na noção do detalhe que obtiveram durante suas conversas com
o cliente.
Uma história de usuário é uma indicação mnemônica de uma conversa em andamento
a respeito de um requisito. É uma ferramenta de planejamento que o cliente usa
para agendar a implementação de um requisito, com base em sua prioridade e em seu
custo estimado.
Abstract Factory
Foto por Toa Heftiba em Unsplash Imagine que você está criando um simulador de loja de mobílias. Seu código consiste de classes que representam: Uma família de produtos relacionados, como: Cadeira, Sofá e MesaDeCentroVárias variantes dessa família: Moderno, Vitoriano...